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Tudo o que você precisa saber sobre o mercado Halal

Você provavelmente já ouviu falar sobre produtos Halal. Levando-se em conta que, hoje, há 1,8 bilhão de muçulmanos ao redor do mundo, representando cerca de um quarto da população mundial, a procura por eles só tende a crescer. Portanto, se a sua empresa deseja expandir sua atuação por meio de exportações, precisa ficar atenta ao mercado Halal.

Para ajudar você a compreender esse mercado e os benefícios de atuar nele, elaboramos este artigo. Boa leitura!

Saiba mais sobre o mercado Halal

Primeiramente, é necessário entender que os produtos Halal não se limitam ao setor alimentício. Existem cosméticos, produtos químicos, farmacêuticos e até mesmo serviços com a certificação. “Quando se fala em Halal, há uma certa confusão. As pessoas logo pensam em carne. Mas não é apenas isso. Halal é tudo aquilo que é lícito para o consumo muçulmano. Tudo aquilo que Deus nos permite no Alcorão Sagrado chamamos de Halal”, informa o diretor-executivo da Cdial Halal, Ali Saifi.

Hoje, já existe no mundo cerca de 1,8 bilhão de pessoas muçulmanas economicamente ativas e que, portanto, podem consumir apenas produtos com a certificação Halal. Esse número tende a crescer ainda mais, uma vez que a religião vem apresentando crescimento expressivo no número de adeptos ao longo dos anos.

Entendendo a relevância desse mercado, que movimenta cerca de US$ 2,1 trilhões no mundo, nosso país já conta com mais de 400 empresas nacionais exportando com o certificado Halal — que atesta que seus produtos e métodos de produção respeitam as especificações da lei islâmica —, sendo um dos maiores exportadores Halal do mundo. Destacam-se as exportações de frango e carne bovina, mas outros produtos vem ganhando destaque, como arroz, doces e cosméticos.

O cenário é promissor, uma vez que a procura por produtos Halal tem crescido em todo o mundo. Além das questões relativas à legislação de países muçulmanos — a Indonésia, por exemplo, aprovou uma lei que estabelece que diversos produtos devem contar com a certificação para serem comercializados no país —, há ainda a mudança nas tendências de consumo. 

Uma recente pesquisa da Euromonitor mostrou que uma das tendências para este ano consiste nos consumidores mais conscientes. A preocupação com as práticas corretas de produção, que respeitem o meio ambiente e a humanidade, tem se tornado crescente. Consequentemente, os produtos Halal passam a ser mais valorizados, pois seus fabricantes priorizam a preservação dos recursos naturais. A certificação, portanto, é um símbolo de qualidade, saúde e sustentabilidade.

Entenda como fazer parte desse mercado

Se você deseja começar a exportar para os países muçulmanos, precisa obter o certificado Halal. Trata-se do documento emitido por uma instituição certificadora que atesta que a sua empresa segue os critérios determinados pela jurisprudência islâmica para a produção de seus itens.

É o mecanismo único que possibilita ao consumidor muçulmano saber se pode consumir determinado produto, garantindo que ele é lícito e produzido da forma correta, conforme as orientações da lei islâmica.

Para obtê-lo, é preciso fazer a sua solicitação a uma instituição certificadora reconhecida mundialmente, que atestará se as práticas de sua empresa seguem os critérios estabelecidos. Após a aprovação, será emitido um certificado, e você poderá começar a explorar as oportunidades do mercado Halal, aumentando a sua competitividade e lucratividade.

Com o crescimento constante da população muçulmana no mundo e as exigências dos países islâmicos, o mercado Halal tem apresentado significativo potencial de crescimento, representando uma ótima oportunidade para empresas que buscam novas opções em exportação.Agora que você já conhece o potencial do mercado Halal e sabe como adentrá-lo, o que acha de saber mais sobre uma certificadora reconhecida mundialmente?

A CDIAL HALAL é referência Global em Certificação Halal e mantém parcerias estratégicas com Empresas de Alimentos de Classe Mundial. Parte relevante de seus investimentos é direcionada à preparação e Qualificação dos Colaboradores, Gestão da Qualidade, Segurança dos Alimentos, bem estar animal, além da constante ampliação da capacidade produtiva para atender as demandas de mercado.
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