certificado-halal

Certificação Halal: o que é e como sua empresa pode obter

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Hoje já existe cerca de 1,8 bilhão de muçulmanos que, portanto, podem consumir apenas produtos com a certificação Halal. Por isso, se você possui uma empresa e acredita que os seus produtos poderiam ser exportados para os países islâmicos, precisa saber mais sobre ela.

Para ajudar você a entender esse conceito e como a sua empresa pode obter a certificação Halal, preparamos este artigo. Confira!

O que é certificação Halal?

Primeiramente, é importante entender o conceito Halal. Esse termo significa permitido ou lícito e consiste em um padrão ético e moral de ações lícitas em vários âmbitos, baseando-se em princípios e valores que beneficiam a humanidade.

No âmbito empresarial, é utilizado para designar os processos de produção, armazenamento e venda de produtos em conformidade com as regras do Islã, aplicando-se também aos serviços. 

A certificação Halal é o processo em que uma organização islâmica reconhecida certifica a aptidão das empresas em utilizar procedimentos específicos e matérias-primas autorizadas, tornando os seus produtos permitidos ao consumo de muçulmanos.

Já o certificado Halal é o documento emitido por uma instituição certificadora que atesta que a empresa segue os critérios determinados pela Jurisprudência Islâmica (Sharia) para a produção de seus itens, sendo exigido para a exportação de produtos a países islâmicos.

Trata-se do mecanismo único que possibilita ao consumidor muçulmano saber se pode consumir determinado produto, sendo, portanto, a garantia de que ele é lícito e produzido da forma correta, conforme as orientações da lei islâmica.

Por que é importante obtê-la?

Quando seus produtos têm o certificado Halal, significa que podem ser consumidos por mais de 1,8 bilhão de pessoas ao redor do mundo que não poderiam consumi-los anteriormente. Isso abre portas para a exportação aos países que exigem esse selo, gerando novas oportunidades para o seu negócio.

Ademais, essa certificação agrega valor à imagem dos produtos e empresas certificadas, o que possibilita a fidelização de um público consumidor que adquire produtos obrigatoriamente Halal.

Além disso, possibilita conquistar outros públicos que valorizam práticas como a utilização equilibrada dos recursos naturais e a preocupação socioambiental, ambas presentes nas organizações que adotam esse conceito.

Por isso, se você deseja expandir e internacionalizar a atuação de sua empresa, além de agregar valor aos seus produtos, a certificação Halal é o que você precisa. Tem dúvidas sobre como consegui-la? Continue a leitura e saiba mais.

Como obter seu certificado Halal?

Para obter a certificação Halal, é necessário buscar uma instituição certificadora — mas é fundamental que ela seja reconhecida mundialmente. Isso porque, com a globalização crescente e os requisitos impostos por governos islâmicos, é fundamental contar com um certificado válido no mundo todo.

É importante avaliar o nível de reconhecimento mundial da instituição antes de fazer a sua solicitação, buscando saber dos órgãos responsáveis de cada país islâmico quais certificadoras são reconhecidas.

Depois de encontrar a melhor instituição certificadora, é preciso entrar em contato para saber como funciona todo o processo e formalizar a sua solicitação. Em seguida, será preciso passar por uma avaliação documental, seguida de auditorias e análises que verificarão as matérias-primas utilizadas em seus produtos e seus procedimentos de fabricação.

Os auditores da certificadora avaliam se as informações foram fornecidas com transparência e analisam a conduta comercial da empresa. Se houver a utilização de ingredientes de origem animal, seu abate deve ser feito da forma correta, seguindo procedimentos específicos. Também é verificado o fato de a empresa destinar parte de seus lucros em prol do meio ambiente e da humanidade.

Ao final de todo o processo, o Comitê de Certificação avaliará todas as informações e, após a aprovação, será emitido um certificado — e você poderá começar a exportar seus produtos para novos países, aumentando a sua competitividade e lucratividade.

A certificação Halal atesta que todo o processo de produção é feito conforme as exigências da lei islâmica, sendo obrigatória para a comercialização em países islâmicos. Se você deseja expandir a atuação de sua empresa por meio da exportação e agregar valor aos seus produtos, é hora de começar a considerar a possibilidade de obter o seu certificado.Agora que você já compreendeu o que é a certificação Halal e como a sua empresa pode obtê-la, convidamos você a conhecer de forma detalhada o seu processo de emissão.

A CDIAL HALAL é referência Global em Certificação Halal e mantém parcerias estratégicas com Empresas de Alimentos de Classe Mundial. Parte relevante de seus investimentos é direcionada à preparação e Qualificação dos Colaboradores, Gestão da Qualidade, Segurança dos Alimentos, bem estar animal, além da constante ampliação da capacidade produtiva para atender as demandas de mercado.
Post criado 75

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
PortugueseEnglishSpanishArabic